1 de maio de 2017

A Manta do João Ricardo





Há cerca de 22 anos atrás, vi a minha amiga FF a tentar fazer uma manta deste estilo, reproduzindo uma manta antiga, penso eu que feita pela sogra, Senhora bastante conhecedora dos Lavores Femininos. Nunca soube se a FF chegou acabar, mas já na altura gostei do modelito.
Como o Ricardinho estava para nascer, fazendo uma pesquisa na Net fui encontrar o modelo que tinha visto anos atrás e foi por mãos à obra. É muito simples, basta fazer uma teia de crochet só de abertos que deve seguir uma sequência de cores, e aqui foi o seguinte:

1ª  - 7 carreiras de branco
2ª -  5 carreiras de azul
3ª  - 7 carreiras de branco
4ª -  1 carreira de azul
5ª -  2 carreiras de verde
6ª  - 1 carreira de azul

Depois deve repetir a sequência de 1 a 6 até estar no tamanho desejado. Com a ajuda de uma agulha para lãs vai passar fios, de preferência dobrados, de forma alternada na mesma sequência usada na teia, mas desta vez na vertical, deve deixar pontas suficientemnete compridas de fio para fazer uma franja. Claro que pode fazer outra sequência de cores logo que a repita sempre na horizontal.    

1 comentário:

fazbemaosolhos disse...

A manta ficou muito bonita. Já vi vários modelos na net e a verdade é que tenho esta técnica na minha lista "to do", quero aplicá-la num projecto futuro. Tão simples e com um efeito tão interessante, gosto muito! Parabéns pela manta ;)